"Você é irmã do Tonico? E ele é igual ou é diferente de você?" Sem dúvida o programa tinha a faca e o queijo na mão pra fechar com chave de ouro. Um tema tão importante e atual como a inclusão... Mas o episódio já começa com o "especialista", Dr. Salomão, dizendo que o autista com deficiência intelectual "está perdendo tempo" dentro de uma escola regular. Talvez devessemos guarda-los dentro de um armário para o resto da vida não é mesmo Dr. Salomão? A inclusão é uma via de mão dupla. Não estamos só "socializando o deficiente". Também estamos "socializando" as crianças típicas. Elas precisam saber que TODOS SÃO DIFERENTES. Precisam aprender não só a conviver com crianças deficientes, mas também aprender a ser mais tolerantes, solícitas, e aprenderem a ser livres de PRECONCEITOS. Os deficientes também CONTRIBUEM MESMO TENDO DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. O que "depende", como disse o "especialista" Dr. Salomão, não é o grau de deficiência intelectual. O que "depende", é a educação que estamos dando para nossas crianças típicas. Enquanto crianças que usam óculos forem chamadas de "quatro-olhos", gordinhos forem chamados de "baleia", não vai fazer diferença o grau de "deficiência intelectual". Enquanto os próprios pais ensinarem aos seus filhos que o mais importante é ser o melhor, o mais bonito, o mais inteligente, realmente não haverá inclusão. Enquanto nossas escolas ainda segregarem ricos e pobres, negros e brancos, cristãos e macumbeiros, NÃO HAVERÁ INCLUSÃO. Enquanto houverem rótulos, NÃO HAVERÁ INCLUSÃO. Enquanto nossas escolas não tiverem condições de educar nem mesmo os alunos típicos, NÃO HAVERÁ INCLUSÃO. Enquanto for necessário uma lei que OBRIGUE a escola a receber uma criança especial, NÃO HAVERÁ INCLUSÃO. Enquanto não houver preparo dos professores e condições do espaço físico das escolas, NÃO HAVERÁ INCLUSÃO. Infelizmente essa é a realidade do Brasil. Nenhuma criança aprende exatamente como a outra. Algumas aprendem ouvindo, outras vendo, outras ouvindo e vendo, outras precisam do tato. Enfim, as escolas tem que estar preparadas para ensinar QUALQUER TIPO DE ALUNO. Quem sabe um dia... Mas acho que isso tudo que eu falei se resume a resposta dada pela irmã do Tonico à pergunta do Dr. Drauzio Varella que coloquei no início do post. "Diferente, porque ele é ruivo e eu sou loira" É impressionante como a resposta de uma menininha pode deixar dois "especialistas" com cara de bobos num programa em rede nacional! As crianças são mais sábias que os adultos, sem dúvidas!
E com essa reposta eu encerro meu post e minhas impressões sobre a série exibida no Fantástico. Beijinhos e bons sonhos! Spread The Love!!!
2 Comentários
Vanessa M. Cata Preta
28/8/2013 03:54:42
Adorei o post e concordo plenamente!!!
Responder
Sumaya
28/8/2013 15:13:09
Concordo plenamente!
Responder
Deixe uma resposta. |
Carol AguiarSou mãe em tempo integral de tres crianças maravilhosas. Zion, Liora e Benjamin. Inscreva-se!Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novos posts por email.
Categorias
Tudo
Arquivos
Fevereiro 2018
|