Neste episódio o foco foi os tratamentos e como a vida das famílias é afetada. A falta de tempo para os outros filhos, a falta de tempo para si mesmo e para o companheiro(a).
Foi bem superficial, até porque para se aprofundar nestes assuntos, nem se o quadro ocupasse a grade inteira do Fantástico... Mas o que mais me chama a atenção é como as famílias estão sozinhas nesta jornada. Vamos explorar um pouco mais isso. Existe um ditado americano que diz "It takes a village to raise a kid". A tradução seria mais ou menos "É preciso de uma comunidade para criar uma criança". Quando a gente fala de uma criança especial, é preciso de um pouco mais do que isso. Aqui no Brasil, pelo menos nas grandes cidades, as pessoas mal conhecem seus vizinhos, e muito menos pode contar com eles. E é esse senso comunitário que falta para que essas famílias consigam ter mais tempo para os outros membros. Quando o Dr. Salomão diz que as famílias acabam se tornando autistas também é porque além das pessoas, amigos e muitas vezes familiares, não oferecerem ajuda, ainda acabam se afastando. E é impossível manter uma rotina inalterada depois de ter um filho especial. A rotina com uma criança especial é muito puxada. São consultas, terapias, noites sem dormir... As vezes não sobra tempo, nem disposição, de procurar os amigos, de ligar para os familiares, de socializar. Quanto ao acesso a tratamentos... É uma questão realmente delicada. Primeiro porque faltam profissionais qualificados e dedicados. Depender do governo é o mesmo que morrer na praia. O governo não consegue dar saúde e educação de qualidade nem para uma criança típica, muito menos para uma criança especial. O Brasil ainda tem muito o que caminhar para assegurar o básico para qualquer cidadão... Falta o sociedade civil se mobilizar para tentar fazer estas coisas acontecerem. Falta muita coisa... :-( Boa noite para todos! Spread The Love!!!
0 Comentários
Deixe uma resposta. |
Carol AguiarSou mãe em tempo integral de tres crianças maravilhosas. Zion, Liora e Benjamin. Inscreva-se!Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novos posts por email.
Categorias
Tudo
Arquivos
Fevereiro 2018
|