Outra pesquisa apresentada no Simpósio Científico foi do laboratório do Dr. David J. Segal, feita pela pesquisadora Barbara J. Bailus. Ela está testando, através do uso de Zinc Fingers, uma classe de proteínas DNA-binding. que se juntam ao DNA, a ativação do alelo paterno do UBE3A.
É difícil falar das pesquisas pois os termos são muito técnicos e eu não sei a tradução de alguns deles. Mas vou tentar explicar da melhor forma do que me foi passado e do que eu li, já que não fui ao Simpósio Científico. Eles estão tentando ativar o gene UBE3A paterno que está silenciado introduzindo Zinc Fingers que se unem à uma parte específica do DNA. Juntando domínios de ativação ou supressão ao Zinc Finger gera um Fator de Transcrição Artificial, o que pode melhorar o suprimir a atividade de tanscrição. Dois métodos estão sendo utilizados. O primeiro, conhecido como direto, tenta ativar o alelo paterno na região do UBE3A, aumentando sua transcrição (expressão do gene). O outro método, conhecido como indireto, usa um repressor para silenciar a transcrição existente do UBE3A paterno. Em línguagem mais coloquial este método tenta reprimir o comando de silenciamento que existe no alelo paterno do UBE3A. Volto a repetir que esta é a minha interpretação do estudo, não sou geneticista nem médica. Esta é mais uma alternativa para uma futura terapia para a Síndrome de Angelman, mas ainda está em estágio inicial também. Tiveram outras pesquisas apresentadas na área da expressão do alelo paterno do UBE3A, mas relacionadas ao seu funcionamento e estrutura. Estas pesquisas podem ajudar em todas as pesquisas de terapias de ativação do alelo paterno. O que mais me deixa animada é ver todos estes laboratórios e pesquisadores de primeira linha tentando achar um caminho de cura. Isso tudo é muito enriquecedor e acho que veremos resultados concretos em pouco tempo. A outra pesquisa que também foi bem comentada foi do uso de ampakines. Não sei o que são ampakines, mas os resultados foram animadores e podem levar a uma possível cura também. O uso em um curto período de CX929 (um ampakine) foi suficiente para reverter os problemas de memória e aprendizado nos ratos. Existe toda uma explicação científica que eu não entendo nem sei traduzir, mas se alguém tiver interesse eu mando o texto em inglês. Acho que estes foram os pontos mais importantes do Simpósio Científico. Outros assuntos foram conversados, mas sem tanta enfase. Foram apresentados também o estudo da mudança de comportamento para tratamento do sono nos indivíduos com Síndrome de Angelman entre outros que discutirei nos próximos posts. Por hoje é isso! Spread The Love!
1 Comentário
Andreia Curi
10/8/2011 09:49:46
Olá Carol, so agora estou postando um comentário. Estou muito animado com as pesquisas e acredito sim que veremos nossos lindos anjos e anjas, rs, muito bem daqui a alguns anos.
Responder
Deixe uma resposta. |
Carol AguiarSou mãe em tempo integral de tres crianças maravilhosas. Zion, Liora e Benjamin. Inscreva-se!Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novos posts por email.
Categorias
Tudo
Arquivos
Fevereiro 2018
|