Tudo aconteceu por acaso, sem planos, mas deu muito certo.
Um dia assisti um vídeo, compartilhado no Facebook, de capoeira inclusiva. Vocês podem assistir o vídeo logo abaixo. Fiquei muito tocada pelo vídeo. Dentro de todo o esforço que este rapaz faz para jogar capoeira, você consegue ver determinação e alma, entrelaçados numa dança/jogo de capoeira.
Na mesma semana, ao levar Liora na escola, estava esperando o Benjamin sair e encontrei com o mestre de capoeira que dá aula na escola. Não teve como não comentar do vídeo que eu tinha assistido. E começamos a falar de capoeira inclusiva quando ele diz a seguinte frase "Já falei várias vezes para a professora da Lilica para chamar ela para a aula". Meu queixo caiu! Era uma dessas oportunidades que se você deixa passar, é capaz de nunca ter outra igual. Ele estava CONVIDANDO a Liora para a capoeira. E a Liora sempre gostou de música e dança, mas por alguma razão eu não conseguia vê-la numa atividade "leve" como o balé. A Liora é muito corporal, pisa forte, chega chegando. Confesso que já tinha pensado no judô, pela questão da disciplina e de ser mais corporal. Mas também não tinha considerado a capoeira, mesmo quando assisti o vídeo acima.
Pois é, a capoeira soou como algo que seria do gosto da Liora. E eu aceitei na hora. Não é todo dia que sua filha "deficiente" é CONVIDADA para uma atividade típica, sem nem precisar de uma mediação. Na mesma semana ela começou as aulas. Duas vezes na semana. Depois da escola e antes da natação (que vai merecer um post a parte também apesar de já ter compartilhado nossa conquista da natação no Facebook!). E depois de um tempo eu resolvi espiar uma aula. E foi isso que eu presenciei.
Ela não só participa das aulas, como se comporta perfeitamente sem precisar de mediação. Nem preciso dizer o quanto fiquei orgulhosa dela!
E para completar minha felicidade, no final do ano, sem nenhum aviso, Liora foi batizada na capoeira! Numa cerimônia linda, com todas as crianças da capoeira da escola, Liora recebeu sua primeira corda! Morri de orgulho (e quase morri do coração)!!! E assim tem sido nossa experiência com a Capoeira! Liora ama e pergunta todos os dias da capoeira! Nas férias tinha que explicar TODOS OS DIAS que a capoeira só recomeçaria depois que voltassem as aulas da escola. Ela desenvolveu sua "ginga" e é assim que ela pergunta da capoeira! Todos os dias! Quero deixar aqui meu ETERNO AGRADECIMENTO ao Mestre Marmita, que TEM que ter seu nome divulgado aos quatro ventos! Marmita, você é uma pessoa incrível, de coração enorme, que enxerga além da deficiência, que, na verdade, enxerga o potencial das crianças antes de ver ou achar qualquer coisa! Muito obrigada, mais uma vez! Não tenho palavras para descrever o que você significa na vida da Liora! MUITO OBRIGADA, de coração! Um beijo para todos e bom final de semana! Spread the Love! Carol
0 Comentários
Deixe uma resposta. |
Carol AguiarSou mãe em tempo integral de tres crianças maravilhosas. Zion, Liora e Benjamin. Inscreva-se!Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novos posts por email.
Categorias
Tudo
Arquivos
Fevereiro 2018
|